Palavras como: Audax, Randonnée, Cicloviagens, Ciclismo de Estrada lhe soam familiares? Você acredita que com 100 Km o pedal está apenas começando? Então... Bem vindo ao nosso blog, querido Ciclopata!
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Quem precisa de um Bike Fit?

terça-feira, 24 de novembro de 2009
Planos para 2010? Que tal pedalar 1000 Kms? Borá!!!!!
domingo, 8 de novembro de 2009
LD - Temporada de Pedais Populares...
Randoneiros são ciclistas de ultra-distância, capazes de pedalar 200 kms em 13,5 horas. Apesar da baixa velocidade, deve-se treinar a resistência da mente x corpo, para conseguir vencer as LDs sem tanto sofrimento e dentro do tempos permitidos. O mais comum nestes eventos tipo Randonagen (Audax ou Randonneur) é o brevet, refere-se ao certificado que o ciclista recebe quando completa o evento com sucesso. Brevet também é usado para designar os eventos acima de 200 Kms. Com uma série de brevets de 200/300/400 e 600, obtêm-se o título de Super-Randoneiro.
O participante destes eventos vão tomando gosto pelas LDs e no futuro adquirem confiança para alçar vôos maiores, outros já acreditam serem estas as distâncias ideais das LDs, preferindo parar por ai. O grande diferencial de um Popular é que sempre existe a relação mestre e discípulo, proporcionando aos Randoneiros dedicarem-se a formação dos iniciantes, compartilhando a experiência e buscando nestas dias um momento de confraternização e opção de treino regenerativo.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
È Pedal pra todo Gosto no Feriadão!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Resultados da Randonagem 400 - O BGB!
sábado, 17 de outubro de 2009
Randonagem 400 - BGB! Muitas Baixas.
Agora são 17:30, após mais de 13 horas do insandecidopedal, diversos randoneiros não aguentaram a bagaceira, quebras mecânicas, pneus com transtornos compulsivos vazante-obssesivos e o calor que não deu trégua... este é opanorama atual do Desafio - 8 Iguanões no asfalto do BGB.
Gustavo Fleury, segue escapado com pouco mais de uma hora na frente do pelote secundário, mantendo o ritmo alucinante, provavelmente estará nas portas do Extra por volta das 21:00 - Movido a Carbomaltodextrina e pó de cérebro de miolodemacaco o tri-atleta amador tá em ótimo momento.
O pelotão dos Estricnados, Comigoninguém-pode só Pedalamu-pra-valê! Chegou a 20 minutos no PC do Dart, ondejá foram recepcionados pelo melhor anfitrião ciclo-apoiador do Brasil. São eles: Mestre Osvaldo, Evandro Bala, Sérgio Gusmão (pão de queijo), André Lubrimax e Marcelo Orlandi.
Derradeiros mas não menos powerpunks, segue o Carlão para seu pedal conjugal rumo a Goiânia, com seu fiel escudeiro Claúdio e Wlisses vem fechando a Randonagem BGB , com um pedal de
estratégia e muito Zen.
Listagem dos que pararam: Todos em segurança ( o que é mais importante). Os valorosos randoneiros: Gil, Rômulo, Antonio Carlos, Augusto, Marcão, Mário, Pickina e Luciano.
Viva a Randonagem!!!!
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Randonagem 400 - BGB!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Endless Mountains - Tá chegando a hora!!!

Acompanhe o evento através do link americano: http://em1240k.
Agradeço a todos que tem acompanhado nossos pedais e de diversas formas me auxiliado em prol deste desafio. Não citarei nomes, enfim seria uma Looonnnga Lista. Será uma prova dura, mas estejam certos que darei o meu máximo para trazer mais um brevet 1200 para nosso país e principalmente compartilhar mais este aprendizado com a Nação Randoneira.
Abraços Fraternais.
Roger Ban (O Ban do Brasil)!
domingo, 30 de agosto de 2009
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Brasília - Goiânia - Brasília - 02 Capitais e 01 Randonagem! E ai Borá?
Você é nosso convidado, para participar de um grande desafio, no próximo dia 17 de outubro.
Pedalar 400 Km com 100% de auto-suficiência! Sair da capital federal Brasília e ir até a nossa vizinha capital Goiânia e retornar em até 27 horas. Sentiu um frio na barriga? Se sim, você também já foi inoculado pelo vírus Randoneiro.
Saiba mais e faça sua inscrição! (Limitadas...), no link: Randonagem 400Km - BGB ou cole no navegador: http://docs.google.com/View?id=dcq8d658_2gnhxf4g8
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Saudações Randoneiras do PikidaTrilha!!!!
Criaturas pedalística do mundo randoneiro;
Vocês são, sim, visões quase transcedentais com aparência de comuns. Comuns diferentemente incomuns. A simples visualização de carcaças tão idênticas com as dos mortais dá a falsa impressão de que coisas somente parecidas com as fáceis seriam as executadas por esses psicobikers do Longa Distância.
Fritar e quase deixar em frangalhos partes tão caras. Abdicar de tantas outras coisas das quais fazem uso os descabidos començais. Fazer do convívio com a incomodância a composição de um mantra que leva para o caminho onde se encontra o véu que abre as trilhas de transporte para o lugar especial.
Sem pódio. O prêmio da vitoriosa saga é chegar e ainda exibir e compartilhar sorriso; e são poucos os que conseguem qualquer um dos dois. Mesmo quem não goste, sente alguma inveja. Mesmo quem não foi, quereria estar ali para apreciar o que experimentastes.
Voamos nos seus caminhos e chegamos até a sentir os pés congelados com suas experiências. A gota da chuva fria e o vento cortante atravessaram a pele e encontraram um pulsante quente bombeando, sem parar, o rítmo dessa envolvente pedalação.
PARABÉNS, OSVALDO, ÉRIKA, JONA e ROGERBAN pela participação do FARRAPOS 1000Km
Que venha a farra pós FARRAPOS 1000km!
Abs,
Elias
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Novidade - Ranking LD - 2009
Confira o ranking LD 2009 - Se você participou de algum dos pedais do LD este ano, é quase certo que seu nome esteja no link...

Caso participou de alguns destes pedais e seu nome não conste no ranking, entre em contato: ciclismodelongadistancia@gmail.com
Abraços Fraternais do Escriba!
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Um feriado, 300Km e a Serra do Rio do Rastro!

quinta-feira, 25 de junho de 2009
Super Randonneur 2009!
terça-feira, 16 de junho de 2009
Passeio Rodas da Paz - Dia 28 Bora?
O Passeio do Rodas é uma oportunidade de confraternização, entre toda a Nação de Ciclões do DF. É um evento maravilhoso, muito movimentado, divertido, colorido e repleto de ciclistas de todas as castas - Nós do Ld com certeza estaremos por lá, marcando presença. Convide seu vizinho, seu sobrinho, sogrão, muié... enfim todos aqueles que você acredita que merecem conhecer este mundo maravilhoso da bike!

sexta-feira, 12 de junho de 2009
Volta Cristal 270k de Dureza - Como foi...
Confira o relato de quem fez este que foi o mais novo Pedal de Estrada do Ciclismo de Longa Distância! Leia mais... (Clique aqui).
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Volta Cristal LD - 270K de Dureza!
Visualizar VOLTA CRISTAL LD - 270K de Dureza! em um mapa maior
VOLTA CRISTAL LD - 270K de Dureza! (Clique para Ver)
quarta-feira, 6 de maio de 2009
PAMPLONA 2009 - PEDAL DE ESTRADA
Visualizar PAMPLONA - PE 2009 em um mapa maior
Do Texado Ciclista até Luziânia é um passeio pra lá de agradável, mas como nem tudo são flores, atravessar o Vale requer força nas pernas, após uma descida onde a velocidade vai fácil aos 60Km/h, três montanhas nos aguardam, vencidas estas chega-se as retas perfeitas, planas e convidativas aos pelotes que marcam este Pedal até o Posto Pedrão.
No Pedrão, que após o Audax 300 (PC2) deixou de ser inédito a sugestão é uma boa parada, aproveitar para hidratação e alimentação adequada, pois de lá vamos encarar uns 30 Km de pedal com relevo ondulado e uma montanha interminável próximo a São Sebastião. Chegando no balão da papuda, é só alegria - descer os condomínios pela QI 23 e retornar ao nosso Texaco para confraternizar e contar histórias. Acho que todo pedal deveria ser assim - terminar em descida.
IDA: Texaco Ciclista/Catetinho/Valparaíso/Luziânia/Vicinal Vale do Pamplona/ Faz. Goiás Verde - GO 436 / BR 251 / Posto Pedrão / São Sebastião/ Papuda / Condomínios / Descida da 23 / Lago Sul/ Texaco Ciclista. Concentração: 05:45 - Texaco Ciclista QI 01 / Saída: 06:00h (em ponto).
É um roteiro que favorece muito o treinamento, devido a variedade do terreno o Ciclista vai experimentar todos os tipos de estímulos necessários a conclusão de uma prova de Longa Distância. Trechos velozes, vento contra e a favor, plano e subidas. Adianto que é uma região muito bela e desconhecida da maioria dos ciclões, oportunidade de aproveitar o ecoturismo da região - Já presenciei várias bandos de Emas, paisagens agrícolas e até grupos de motoqueiros estradeiros, no melhor estilo easy-rider.
É um Pedal de Estrada no estilo das raízes do Audax - portanto todo ciclista deve ser autosuficiente, não deixe de levar câmaras reservas, ferramentas, sua nutrição e hidratação e mesmo algum trocado para adquirí-los durante o pedal.
Abraços Fraternais
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Pós Audax - Pés pro Alto!
Pós Audax - O que fazer? (Alguns trechos adaptados de uma pós Maratona - Runners World - Inglaterra) | ||
![]() | ||
O termo leve é algo quase impossível para uma semana pós-Audax. Seus músculos estão tão fragilizados com lesões microscópicas e o sistema imunológico no seu estado mais vulnerável. Estudo mostram que na semana após correr uma maratona o indivíduo tem 6 vezes mais chance de pegar uma infecção - portanto alimente-se e durma bem esta semana. ( Certos Audaxes são piores, acreditem já fiz uma maratona). A não ser que você conheça muito bem o seu corpo, resista a tentação de pedalar até o próximo fim de semana - Se quiser se exercitar de preferência a natação ou uma caminhada no parque para um sorvete. As pesquisas indicam que uma semana total de descanso é a melhor forma de recuperar-se e voltar aos treinos confortavelmente no longo prazo. Ao invés de sair para um giro leve de uma hora, gaste um tempo admirando-se: seu corpo, sua medalha, sua conquista, enfim pense um pouco em você. Uma banheira de hidromassagem, com sais de Epson, ou mesmo uma mega-chuveirada, fazem milagres, mas esqueça o tempo, deixe a água quente massagear suas pernas por um mínimo 15 minutos, isto promoverá uma recuperação muscular mais rápida e evitará também infecções nas unhas, que também estão fragilizadas devido ao sistema imune. Você provavelmente fez um grande Audax, venceu sua batalha pessoal baixando o tempo, ou talvez não tenha conseguido, mas está determinado a fazer alterações em sua estratégia de treino e alimentação para o próximo. Não importa o que aconteceu de ruim durante o Audax, seus maiores medos, também terminaram com ele - mas não será incomum alguns sucumbirem a uma depressão pós-esforço prolongado. Portanto se você já veio fuçar o site procurando pelo nosso próximo treino, bora lá; mas se você estiver sentindo que nunca mais pega numa bike para cair numa roubada desta, ora tubo muito natural por enquanto também. Abraços Fraternais do Escriba. fotos: flickr - Terrie K. |
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Training4Cyclists - Treinamento de Ciclismo
O SiteTrainning4Cyclists, reune uma série de artigos interessantes sobre treinamento em ciclismo. O site foi criado pelo médico dinamarquês Jesper Therkildsen. Segundo ele foi exatamente o ciclismo que despertou seu gosto por Fisiologia do Exercício levando-o ao início de seus estudos médicos na Universidade de Aarhus -Dinamarca, em 2001.
Em seu tempo livre de faculdade Jesper trabalhou como treinador de uma dupla de talentosos ciclistas Dinamarqueses, estes vieram a representar a Equipe Dinamarquesa Júnior e sub 23 na Liga Nacional em diversas provas internacionais como as Copas Mundiais e o Campeonato Europeu.
Durante os últimos 8 anos o médico Dinamarquês, tem aprofundado seus estudos sobre treinamento, planejamento e fisiologia, sempre tentando dar os melhores ensinamentos à seus ciclistas. Para ser um bom treinador de ciclismo ele acredita que é importante ter um grande conhecimento sobre fisiologia do exercício, e estar atualizado com as pesquisas mais atualizadas.
Leituras recomendadas no Training4Cyclists: ( Em Inglês)
- Princípios básicos de treinamento em ciclismo. Basic principles for cycling training
- Introdução ao treino com o medidor de potência - Introduction to power meter training
- Introdução ao treino com o medidor de potência -Introduction to heart rate monitor training

terça-feira, 7 de abril de 2009
AUDAX 200 BRASÍLIA - 2009
segunda-feira, 23 de março de 2009
Audax 200 Brasília 2009 - Relato por Jorge Henrique.
Um pouco antes da ponte do Bragueto chegou outro anjo de bicicleta: o Gaúcho e "vamos embora cara! vai ser a mair sacanagem você chegar até aqui e não completar!". "Vamos lá, vamos lá, faltam 6 minutos, dá tempo!". Um pouco mais acima chegaram vários anjos a pé que correram ao meu lado me incentivando: "vamos lá, vamos lá, vamos lá" e interromperam o trânsito para mim.Essas imagens ficarão para sempre em minha memória: o amor e a dedicação!
Um forte abraço a todos.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Henri Desgrange e as Origens do Audax
Traduzido do website of Raundonners Ontario - apud L'Union des Audax Francais) por Roger Ban.
Henri Desgrange foi um talentoso ciclista que deteve durante certo tempo o recorde da hora de 35.325 kms (sem recursos de vácuo e aerodinâmica) , quando se aposentou das corridas, continuou com o gosto pela atividade física.
Em suas publicações na revista L'Auto, encorajava a juventude a dedicar-se aos esportes, não necessariamente no formato de competições organizadas. Ele via naquelas atividades uma maneira de manter o corpo em forma e com boa saúde.
Tendo sido ciclista, sua tendência de promover o esporte era mais que natural. A partir de 1901, começou a incentivar o ciclismo em grupo, restabelecendo o que ele chamava de Cicloturirsmo de Longa Distância, algo que segundo ele tornava-se dominante na França. Ele defendia as excursões de longas distâncias e em grupo, eventos que não se degradariam em competição, era uma inspiração que brotara de movimentos italianos, entre eles os membros de um grupo denominado "Audax Italiano."
Quem eram aqueless ciclistas que Henri Desgrange tomou como modelo? Sua história remonta ao 12 de jungo de 1897, quando um um grupo de doze ciclistas se organizaram para cobrir a distância entre Roma e Napóles - algo em torno de 230 kilometros - no mesmo dia, entre o nascer e o por do sol.
Alguém deve ter se pergundado, como seriam as rodovias daquela época? Como eram as bicicletas? Tecnologias? E pensar no desafio daquele feito. Sob a liderança de Vito Pardo - organizador daquele evento fora do comum, chegaram a Napóles nove ciclistas no entarrdecer daquele dia. Os jornais esplalharam o sucesso do feito. Denominaram-nos, de forma distinta, com o título "audace" - audacioso em italiano - aqueles que concluiram o evento. Este termo - "audace" - logo foi traduzido para o Latin - "Audax" - e o nome continuou seguindo estes.
Os ciclistas Napolitanos, com uma ponta de ciúme dos seus patriotas Romanos, fizeram então o mesmo percurso, mas na ordem inversa, entre Napolés e Roma. Vinte deles concluiram o trajeto, e durante aquele percurso ocorreu uma cerimônia de honra, onde ficou decidido o início de um grupo de ciclistas, competentes para pedalar 200 ou mais kilometros em um único dia.
O grupo foi denominado "Audax Italiano." E a partir daquele ponto, o modelo de grupos de ciclismo de longas distânicias, liderados por um Capitão de Rota, espalhando-se por toda a Itália. Surgiram grupos nas principais cidades, e o número de ciclistas que receberam o tão sonhado título "Audax", nunca deixou de crescer.
Era aquele modelo de Ciclismo em Grupo, extenuante do ponto de vista da distâcia envolvida, que Henri Desgrange queria resgatar, voltado para os já haviam abandonado o ciclismo competitivo, mas eram saudosos do esporrte. Pensou em uma maneira de dar aqueles o gosto de pedalar de novo, com menor intensidade, mas não menos saudável para a o condicionamento físico.
In 1903, o Grupo Audax Italiano, anunciou a sua intenção de pedalar até Paris naquele verão. Desgrange lamentou o fato de não haver na França um grupo similar ao dos Italianos. Foi então que Georges Lefevre - mesmo criador do Tour de France, escreveu uma série de artigos na L'Auto nos quais esle descrevia o grupo italiano e sua proposta tentadora.
Ele propôs um encontro do grupo italianao e um grupo de ciclistas da capital francesa, estes pedalariam antes dos parceiros italianos no trajeto. Para tal feito ele designou um grupo de ciclistas capazes de pedalar em grupo de forma autosuficiente. Ele sugeriu a L'Auto involver-se naquele projeto e tornar-se lider do movimento de renovação do cicloturismo na França.
No dia 7 de Janeiro de 1904, Henri Desgrange anunciou na capa da L'Auto a intenção de fundar a Organição Francesa do Audax, nos mesmos moldes do Audax Italiano, seguindo as idéias prévias de Georges Lefevre. Após diversas prévias de preparação, lideradas por Charles Stourm, outro colega na L'Auto, ocorreria o primeiro pedal oficial do Audax Francês - em 3 de Abril de 1904, no percurso entre Paris e Gailon. Dos 37 participantes, 29 obtiveram sucesso em pedalar os 200 kilometros necessários à obtenção do título "Audax." Eles foram premiados com uma medalha numerada e o certificado correspondente fornecido pela L'Auto.
Charles Stourm, que atuou como Capitão de Rota nesta histórica odisséia, recebeu a primeira medalha numerada. Era uma medalha esmaltada de cor amarela, as mesmas cores da páginas da L'Auto. ( Nota do tradutor. Amarelo permanece como a cor das medalhas dos brevets de 200 kilometros até os dias de hoje.) Isto explica porque a cor amarela tornou-se característica do Audax Francês, bem antes desta cor vir a ser associada com a camisa amarela do lider do Tour de France, um evento que só viria a ser criado em 1919.
Portanto o Audax Francês foi criado por Henri Desgrange, e os ciclistas foram tão importantes como os que iniciaram o Tour de France. Todo ano nas páginas da L'Auto, os ciclistas do Audax figuram juntamente em listas com os nomes de competições famosas:Paris - Roubaix, Paris - Tours, ou o Tour de France, e nas agendas dos eventos públicados pela imprensa.
Até sua morte em 1940, Henri Desgrange serviu como Presidente Honorário do Audax, sempre atento as atividades da organização. Seu trabalho foi seguido por Jaques Godet, seu filho espiritual, que encorporou completamente o espírito do esporte. Para ele, neste mundo moderno, o Audax era acima de tudo a sabedoria, e posteriormente Audax era saúde: Uma filosofia esportiva voltada para o bem maior da participação que a competição, e acima de tudo para o bem estar físico.
sexta-feira, 13 de março de 2009
Iron Man - Só de Bike 180 Kms...
Iron Man indescritível - Por Misael Bezerra
Na véspera da prova é que realmente eu fui ter a noção da tarefa que tinha á cumprir... Vários pensamentos passam ao mesmo tempo pela cabeça, medo, ansiedade, dúvidas começam a nos dominar. E eles também eram nitidamente notados nas pessoas que nos acompanhavam: Rachel, Guto e Socorro.

Foi dada a largada para 1250 atletas cumprirem sua primeira meta: os 3,8 km de natação. O início é uma coisa de louco, toma um chute ali, um tapa lá, puxa um pé aqui, esbarra em outro, uma coisa muito doida, mas depois começa a abrir um pouco mais de espaço.



Comecei mais uma vez, forte nos dois primeiros quilômetros (abaixo de 5 min/km), e tentei segurar, mas não conseguia fazer acima de 5´30seg. Estava me sentindo muito bem e a galera, esposa, colegas na rua berrando seu nome te empurram! É uma sensação maravilhosa!
É na corrida que percebemos o contato maior com o público e vemos o quanto é bom. E até as pessoas na rua falavam em espanhol comigo, foi muito engraçado. No km10, havia algumas subidas que só mesmo caminhando para não entrar em freqüência de esforço máximo. Para se ter uma idéia, na hora da descida, tinha que ficar travando (segurando o ritmo) para não correr o risco de sair rolando. Terminei a primeira volta me sentindo com falta de energia e mesmo não agüentando mais comer gel, tive que empurrar na marra.
Já na segunda volta, quando comecei a me distanciar das pessoas que assistiam à prova e correr para o lado mais vazio, começou a pintar medo do que poderia vir pela frente, se iria agüentar, se poderia ter um problema sério na perna e “travar”. Passei a segurar ainda mais o ritmo. Foi então que virei para os últimos 10,5 km de prova. Já estava quase escurecendo, olhei para o relógio, fiz as contas, e percebi que entre 11h30min e 11h40min de muito esforço, estaria cruzando a linha de chegada. Aquilo me levou a um estado de felicidade, já não sentia, nem pensava em sentir dor. O receio de ter algum incidente havia sumido. Cresci de novo e fui em frente.
Às vezes as lágrimas vinham só da emoção de poder estar ali. Mas segurava e pensava se iria conseguir não chorar após cruzar a linha de chegada. Com 38km pensei: 'Agora cheguei! Vou completar!!' Com uma nova carga de adrenalina comecei a aumentar o ritmo. Assim o mantive e consegui, na reta final, avistar a Rachel, que entrou comigo para ultrapassar a linha de chegada, com 11h31min22seg. Todos aplaudiam e falavam: “Você é um Iron Man”.
Como diz a lenda viva do Iron Man, Natascha Badmann:
“Todos os sentimentos e emoções não podem ser comprados ou dados, apenas podem ser sentidos por quem fez um Iron Man”.
Valeu queridos alunos, que cada um possa sentir um pouco deste sentimento a cada obstáculo por nós vencidos. - Prof:Misael Bezerra
=======================================

Misael Bezerra é triatleta e diretor técnico da Aptidão Assesoria Esportiva - Brasília - DF. Presta serviço nas modalidades de: Avaliação Física, treinamento individualizado e em grupo, e específicos para natação, corrida, ciclismo, aquathlon, duatlhon, triathlon concursos públicos e outros.
Aos interessados fica aqui o link para a Aptidão Esportiva
Fonte das fotos: http://www.ironmanbrasil.com.br