quarta-feira, 6 de maio de 2009

PAMPLONA 2009 - PEDAL DE ESTRADA

Já conversei com alguns ciclões sobre o Vale do Pamplona - fica logo após Luziânia. Fiz este roteiro por três vezes e sempre de MTB, em todas as vezes ficava pensando, como teria sido aquele pedal de Speed - tem trechos que simplesmente imploram por um pelote: Asfalto liso, retas planas a perder de vista e pouco movimento de carros. Neste sábado dia 08/05, vamos realizar este pedal, com algumas modificações, saindo e retornando ao Texaco Ciclista da QI 01 do Lago Sul serão praticamente 200 Km de pedal.


Visualizar PAMPLONA - PE 2009 em um mapa maior


Do Texado Ciclista até Luziânia é um passeio pra lá de agradável, mas como nem tudo são flores, atravessar o Vale requer força nas pernas, após uma descida onde a velocidade vai fácil aos 60Km/h, três montanhas nos aguardam, vencidas estas chega-se as retas perfeitas, planas e convidativas aos pelotes que marcam este Pedal até o Posto Pedrão.


No Pedrão, que após o Audax 300 (PC2) deixou de ser inédito a sugestão é uma boa parada, aproveitar para hidratação e alimentação adequada, pois de lá vamos encarar uns 30 Km de pedal com relevo ondulado e uma montanha interminável próximo a São Sebastião. Chegando no balão da papuda, é só alegria - descer os condomínios pela QI 23 e retornar ao nosso Texaco para confraternizar e contar histórias. Acho que todo pedal deveria ser assim - terminar em descida.

IDA: Texaco Ciclista/Catetinho/Valparaíso/Luziânia/Vicinal Vale do Pamplona/ Faz. Goiás Verde - GO 436 / BR 251 / Posto Pedrão / São Sebastião/ Papuda / Condomínios / Descida da 23 / Lago Sul/ Texaco Ciclista. Concentração: 05:45 - Texaco Ciclista QI 01 / Saída: 06:00h (em ponto).

É um roteiro que favorece muito o treinamento, devido a variedade do terreno o Ciclista vai experimentar todos os tipos de estímulos necessários a conclusão de uma prova de Longa Distância. Trechos velozes, vento contra e a favor, plano e subidas. Adianto que é uma região muito bela e desconhecida da maioria dos ciclões, oportunidade de aproveitar o ecoturismo da região - Já presenciei várias bandos de Emas, paisagens agrícolas e até grupos de motoqueiros estradeiros, no melhor estilo easy-rider.


É um Pedal de Estrada no estilo das raízes do Audax - portanto todo ciclista deve ser autosuficiente, não deixe de levar câmaras reservas, ferramentas, sua nutrição e hidratação e mesmo algum trocado para adquirí-los durante o pedal.

Abraços Fraternais

Um comentário:

  1. E ai camaradas td bem??
    Ando de bike des dos 5 anos de idade tenho 34 anos e ja tentei lagar de pedalar mais nao consegui foi ivoluntario hoje uso como meio de transporte minha sounovato nesta pratica de longa distancia, ja me comecei decendo para o Litoral paulista algumas vezes sao 120 KM ja e um bom começo!!
    Quero saber mais sobre pedal a distancia como fazer um projeto para uma longa distancia eu ando de mtb, Free Ride e Allmonta
    melancia30@hotmail.com

    ResponderExcluir