segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pós Audax - Pés pro Alto!

Pós Audax - O que fazer?
(Alguns trechos adaptados de uma pós Maratona - Runners World - Inglaterra)




O termo leve é algo quase impossível para uma semana pós-Audax. Seus músculos estão tão fragilizados com lesões microscópicas e o sistema imunológico no seu estado mais vulnerável. Estudo mostram que na semana após correr uma maratona o indivíduo tem 6 vezes mais chance de pegar uma infecção - portanto alimente-se e durma bem esta semana. ( Certos Audaxes são piores, acreditem já fiz uma maratona).

A não ser que você conheça muito bem o seu corpo, resista a tentação de pedalar até o próximo fim de semana - Se quiser se exercitar de preferência a natação ou uma caminhada no parque para um sorvete. As pesquisas indicam que uma semana total de descanso é a melhor forma de recuperar-se e voltar aos treinos confortavelmente no longo prazo. Ao invés de sair para um giro leve de uma hora, gaste um tempo admirando-se: seu corpo, sua medalha, sua conquista, enfim pense um pouco em você.

Uma banheira de hidromassagem, com sais de Epson, ou mesmo uma mega-chuveirada, fazem milagres, mas esqueça o tempo, deixe a água quente massagear suas pernas por um mínimo 15 minutos, isto promoverá uma recuperação muscular mais rápida e evitará também infecções nas unhas, que também estão fragilizadas devido ao sistema imune.

Você provavelmente fez um grande Audax, venceu sua batalha pessoal baixando o tempo, ou talvez não tenha conseguido, mas está determinado a fazer alterações em sua estratégia de treino e alimentação para o próximo. Não importa o que aconteceu de ruim durante o Audax, seus maiores medos, também terminaram com ele - mas não será incomum alguns sucumbirem a uma depressão pós-esforço prolongado. Portanto se você já veio fuçar o site procurando pelo nosso próximo treino, bora lá; mas se você estiver sentindo que nunca mais pega numa bike para cair numa roubada desta, ora tubo muito natural por enquanto também.


Abraços Fraternais do Escriba.


fotos: flickr - Terrie K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário