quarta-feira, 18 de março de 2009

Henri Desgrange e as Origens do Audax

Traduzido do website of  Raundonners Ontario -  apud  L'Union des Audax Francais)   por Roger Ban.


Henri Desgrange foi um talentoso ciclista que deteve durante certo tempo o recorde da hora de 35.325 kms (sem recursos de vácuo e aerodinâmica) , quando se aposentou das corridas, continuou com o gosto pela atividade física.

Henri Desgrange

Em suas publicações na revista L'Auto, encorajava a juventude a dedicar-se aos esportes, não necessariamente no formato de competições organizadas. Ele via naquelas atividades uma maneira de manter o corpo em forma e com boa saúde.

Tendo sido ciclista, sua tendência de promover o esporte era mais que natural. A partir de 1901, começou a incentivar o ciclismo em grupo, restabelecendo o que ele chamava de Cicloturirsmo de Longa Distância, algo que segundo ele tornava-se dominante na França. Ele defendia as excursões de longas distâncias e em grupo, eventos que não se degradariam em competição, era uma inspiração que brotara de movimentos italianos, entre eles os membros de um grupo denominado "Audax Italiano."

Quem eram aqueless ciclistas que Henri Desgrange tomou como modelo? Sua história remonta ao 12 de jungo de 1897, quando um um grupo de doze ciclistas se organizaram para cobrir a distância entre Roma e Napóles - algo em torno de 230 kilometros - no mesmo dia, entre o nascer e o por do sol.


Alguém deve ter se pergundado, como seriam as rodovias daquela época? Como eram as bicicletas? Tecnologias? E pensar no desafio daquele feito. Sob a liderança de Vito Pardo - organizador daquele evento fora do comum, chegaram a Napóles nove ciclistas no entarrdecer daquele dia. Os jornais esplalharam o sucesso do feito. Denominaram-nos, de forma distinta, com o título "audace" - audacioso em italiano  - aqueles que concluiram o evento. Este termo -  "audace" - logo foi traduzido para o Latin - "Audax" - e o nome continuou seguindo estes.

Os ciclistas Napolitanos, com uma ponta de ciúme dos seus patriotas Romanos, fizeram então o mesmo percurso, mas na ordem inversa, entre Napolés e Roma. Vinte deles concluiram o trajeto, e durante aquele percurso ocorreu uma cerimônia de honra,  onde ficou decidido o início de um grupo de ciclistas, competentes para pedalar 200 ou mais kilometros em um único dia.

O grupo foi denominado "Audax Italiano." E a partir daquele ponto, o modelo de grupos de ciclismo de longas distânicias, liderados por um Capitão de Rota, espalhando-se por toda a Itália. Surgiram grupos nas principais cidades, e o número de ciclistas que receberam o tão sonhado título "Audax",  nunca deixou de crescer.

Era aquele modelo de Ciclismo em Grupo, extenuante do ponto de vista da distâcia envolvida, que Henri Desgrange queria resgatar, voltado para os já haviam abandonado o ciclismo competitivo, mas eram saudosos do esporrte. Pensou em uma maneira de dar aqueles o gosto de pedalar de novo, com menor intensidade, mas não menos saudável para a o condicionamento físico.

Etendard Image

In 1903, o Grupo Audax Italiano, anunciou a sua intenção de pedalar até Paris naquele verão. Desgrange lamentou o fato de não haver na França um grupo similar ao dos Italianos. Foi então que Georges Lefevre - mesmo criador do Tour de France, escreveu uma série de artigos na L'Auto nos quais esle descrevia o grupo italiano e sua proposta tentadora.

Ele propôs um encontro do grupo italianao e um grupo de ciclistas da capital francesa, estes pedalariam antes dos parceiros italianos no trajeto. Para tal feito ele designou um grupo de ciclistas capazes de pedalar em grupo de forma autosuficiente. Ele sugeriu a L'Auto involver-se naquele projeto e tornar-se lider do movimento de renovação do cicloturismo na França.

No dia 7 de Janeiro de  1904, Henri Desgrange anunciou na capa da L'Auto a intenção de fundar a Organição Francesa do Audax, nos mesmos moldes do Audax Italiano, seguindo as idéias prévias de Georges Lefevre. Após diversas prévias de preparação, lideradas por Charles Stourm, outro colega na L'Auto, ocorreria o primeiro pedal oficial do Audax Francês - em 3 de Abril de 1904, no percurso entre Paris e Gailon. Dos 37 participantes, 29 obtiveram sucesso em pedalar os 200 kilometros necessários à obtenção do título "Audax." Eles foram premiados com uma medalha numerada e o certificado correspondente fornecido pela L'Auto.

Charles Stourm, que atuou como Capitão de Rota nesta histórica odisséia,  recebeu a primeira medalha numerada. Era uma medalha esmaltada de cor amarela, as mesmas cores da páginas da L'Auto. ( Nota do tradutor. Amarelo permanece como a cor das medalhas dos brevets de 200 kilometros até os dias de hoje.) Isto explica porque a cor amarela tornou-se característica do Audax Francês, bem antes desta cor vir a ser associada com a camisa amarela do lider do Tour de France, um evento que só viria a ser criado em 1919.

Portanto o Audax Francês foi criado por Henri Desgrange, e os ciclistas foram tão importantes como os que iniciaram o Tour de France. Todo ano nas páginas da L'Auto, os ciclistas do Audax figuram juntamente em listas com os nomes de competições famosas:Paris - Roubaix, Paris - Tours, ou o Tour de France, e nas agendas dos eventos públicados pela imprensa.

Até sua morte em 1940, Henri Desgrange serviu como Presidente Honorário do Audax, sempre atento as atividades da organização. Seu trabalho foi seguido por Jaques Godet, seu filho espiritual, que encorporou completamente o espírito do esporte. Para ele, neste mundo moderno, o Audax era acima de tudo a sabedoria, e posteriormente  Audax era saúde:  Uma filosofia esportiva voltada para o bem maior da participação que a competição, e acima de tudo para o bem estar físico.

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