sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Você nunca vai pedalar sozinho...

You Never Bike Alone (2008) - Já que hoje é dia de Bicicletada

O manifesto ciclístico conhecido como Massa Crítica ou Bicicletada, aqui no Brasil é um protesto em espaço público que teve início em San Francisco - Califórnia no começo dos anos 90 e espalhou-se pela internet mundo afora. Em um dia estabelecido, no final de cada mês, ciclistas e outros meios de transportes auto-propulsionados passeiam em massa pelas ruas da cidade.

Vancouver tem sido reconhecida por seu grande evento Ciclístico de Massa Crítica - "Bicicletada" e particularmente devido ao espírito de festa que atrae os múltiplos tipos de ciclistas.

You Never Bike Alone reporta o desenvolvimento deste movimento na cidade de Vancouver na última década, desde os protestos pré-Massa Crítica, que ocorriam na histórica Lions Gate Bridge, no início até meados dos 90s, passando pelos anos do "No Fun City" do final dos anos 90s até início do milênio, quando os ciclístas eram comumente presos por pedalar em grpo, até as atuais e gigantescas Biciletadas.

Pelo caminho, You Never Bike Alone, passeia pelos protestos do Wholesome Undie (uma passeata de ciclistas semi-nus contra a corrida de Molson Indy) e ameniza a Corrida Mundial do Ciclista Nú, pedal também fundado em Vancouver por um dos membros do Critical Mass.



quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Que tal Pedalar 13.000 Kms?


Vuelta Sudamericana
A maior corrida de expedição ciclística do Mundo.

(Toronto) Os criadores, pioneiros e organizadores do Tour d’Afrique Ltd,- A renomada odisséia transcontinental de bicileta que atravessa a África, Europa e Asia, por 12.000 Kms; estão se mexendo mais uma vez para escrever a história da bicicleta - Desta vez na América do Sul.

Vuelta Sudamericana é o nome do novo épico ciclístico da empresa. Serão percorridos ao todo 13.000 kilômetros, atravessando 8 países Sulamericanos e conquistará o título de evento ciclístico e de aventura, mais longo e desafiador até então realizado no mundo.

Começando no Rio de Janeiro, 
Brasil em 26 Julho de 2009 e terminando em Quito, Equador em 12 de Dezembro de 2009,  A Vuelta Sudamericana é o quarto evento de bike, de uma categoria fascinante da qual a empresa é pioneira - Corridas de Expedições Ciclísticas Transcontinentais. Os outros três renomados eventos mundiais e anuais da empresa são: Tour d’Afrique (12 000 km indo do Cairo até a Cidade do Cabo), Orient Express (4000 km de Paris à Istanbul) e Rota da Seda -  "Silk Route" (11 000 km de Istanbul à Pequim).

" A absoluta magnitude de nossos eventos, garante aos amadores e veteranos em ciclismo de expedição uma experiência única e amplia os limites da percepção dos eventos ciclísticos de longa distância e aventura organizados" disse Henry Gold, fundador da empresa e ativista ambiental. " Os participantes de diversos estilos de vida, compartilham uma coisa em comum - a paixão pelo ciclismo. Viajar de bicicleta permite experimentar exóticos e maravilhosos cheiros, cores, sabores de novas comidas, enquanto passa-se por um vilarejo, sentir a temperatura cair, conforme vai-se escalando infinitamente o topo de uma montanha, sentir as mudanças culturais e da vegetação, conforme vai se pedalando através das paisagens. São estas experiências que criam o espírito Zen do Ciclismo de Longa Distância de Aventura."

A Vuelta Sudamericana começará no Brasil e seguirá atravessando Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolivia, Peru e Equador, passando em cada capital federal dos países. Os ciclistas visitarão as Cataratas do Iguaçu, Monte Aconcágua, o Deserto do Atacama, Lago Titicaca e Machu Picchu. Irão pedalar pelas costas dos Oceanos Atlântico e Pacifico e enfrentarão os Andes entre estes. O objetivo da expedição não é a simples viagem mais eficiente entre os extremos opostos de um continente, mas explorar a América do Sul de bike." Disse Randy Pielstichker, que estará liderando a expedição. "A América do Sul" é um continente magnífico para uma expedição ciclística e oferece uma variação cultural enorme e alta diversidade geofísica."

A expedição promete uma ampla variação nas condições de pedalar, variações extremas de tempreratura, altitudes com montanhas passando acima dos 4000m, travessias de desertos, densas florestas e todo tipo de terreno. A rota passa por regiões rurais onde os participantes conhecerão o estílo de vida indígena.

A Vuelta Sudamericana terá aproximadamente 115 dias de pedal, com uma média de 120 km por dia, bem como outros 25 dias de descanço. Será dividida em 06 etapas, para acomodar também os grupos de ciclistas que não se dispuserem a realizar toda expedição. Veículos de apoio para os equipamentos e uma equipe de experientes guias montarão acampamento todas as noites e prepararão quatro refeições completas ao dia.

Para maiores informações e registro on-line visite: www.tourdafrique.com

Copyright (C) 2008 Tour d’Afrique Ltd. All rights reserved. 

Fonte: http://www.ndorfin.co.za

Tradução: Rogerban o Escriba.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Escocês Voador

Photo © Nick Rosenthal/fatnick.com

O RECORDE DA HORA - termo quase autoexplicativo, trata-se da maior distância que um ciclista é capaz de percorrer durante uma hora de ciclismo. A biciclela é de marcha única, também conhecida como bicicleta de transmissão fixa. GRAEME OBREE, que vivia em Ayrshire, uma pequena cidade da Escócia, quebrou o recorde da hora em 1993, percorrendo 51,596 Km.


O Escocês Voador, como ficou conhecido Obree com uma posição singular e numa bicicleta que ele próprio construiu, utilizando-se até peças de uma máquina de lavar. Bateu o recorde que anteriormente pertencia ao italiano Francesco Moser. Seis dias depois o recorde viria a ser batido por Boardman. Em 1994 Obree reconquistou-o, cabendo depois ao espanhol Miguel Induraín, ao suíço Tony Rominger e novamente a BOARDMAN, em 2000, assumirem o estatuto de recordistas mundiais da hora.








Aos cinéfilos ciclopatas ou não... segue uma sinopse do filme...




O Escocês Voador - Douglas Mackinnon - 2006


Sinopse:

Lançamento britânico baseado na história real e memorável do ciclista escocês Graeme Obree. Um atleta de destaque no seu país, que em 1993 sobrevivia a entregar encomendas. Sofrendo de uma depressão, com os seus fantasmas de infância, Obree encontra por acaso com ciclista Malky.


Sabendo que seu maior adversário está a planear alcançar o recorde mundial, com uma bicicleta que custou 500 mil libras, Obree, ajudado pela esposa e seus novos amigos, decide voltar às pistas e bater ele próprio este recorde. Com uma bicicleta construída por ele mesmo, usando utros materiais, desenvolve uma nova técnica e consegue o apoio financeiro para este verdadeiro feito. Mas seus fantasmas e suas constantes crises depressivas, juntando-se à perseguição que sofre da Federação Internacional, tornam as coisas muito mais difíceis e sofridas.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Highlander - O Guerreiro Imortal!

Aos ciclões do Planalto, começa aqui uma nova saga...

Em 1536, o Guerreiro escocês Connor MacLeod se tornou imortal! Em uma região montanhosa da Escócia- Os Highlands!  Após ter sido ferido mortalmente por Kurgan em uma batalha MacLeod misteriosamente ressuscita. Seus amigos e parentes (do clã MacLeod) passam a vê-lo como um feiticeiro e o expulsam da vila onde ele nasceu.

Anos mais tarde, casado com Heather e vivendo em um dos castelos típicos da região das Highlands, ele é encontrado por Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez, um imortal de dois mil anos de idade. Ramirez o ensina a viver e a lutar como um imortal. O jogo em que eles estão envolvidos exige que os imortais lutem até a morte em busca de um prêmio que será dado ao último que restar.


Região dos Highlands Escócia

A única maneira de matar um imortal é cortar sua cabeça, portanto eles precisam se aperfeiçoar no combate com espadas. Ainda segundo as regras, quando restarem poucos, os últimos imortais serão atraídos a uma terra distante para lutarem pelo prêmio de natureza desconhecida.

Talvez você ainda não saiba o que um post deste tem haver com Ciclismo de Longa Distância, mas...... este post continuará... em algum lugar e tempo futuro...


Serra do Rio do Rastro - SC 


sábado, 14 de fevereiro de 2009

Bike-fit - Conhecimento a favor do esporte!


Bike-fit nada mais é do que o adequado ajuste da bicicleta às características individuais de cada ciclista: Peso, altura, comprimento das pernas, dos braços, enfim uma série de medidas antropométricas por assim dizer. Quando bem ajustada a bicicleta oferece maior conforto, rendimento e evita lesões ao ciclista. É um procedimento  "sine qua non", para prática do ciclismo de longa distância, onde pedalar por mais de 04 hora seguidas é quase sempre uma constante.

Assim o Bike-fit pode ser um modesto e artesanal ajuste da altura do selim, até a construção de um quadro individualizado para o ciclista. Atualmente existem softwares e equipamentos específicos para maximizar os resultados do bike-fit, estes apresentam inseridos protocolos de cálculo e ajuste para diferentes modalidades de ciclismo: mountain bike, ciclo-turismo, estrada, triatlo, contra-
relógio, bicicletas híbridas e outros.

Fotos e "modelo" - Jonas Ruschel


Esta semana nosso amigo Jonas, fez o seu bike-fit com a acessoria do Marcelo Rocha (profissional da área) e nos relata como foi a experiência:


Ontem fiz o bikefit com o Marcelo Rocha. É show de bola. Nota 10. Segundo um cara que encontrei naquele pedal dos 120 km (aquele que eu furei o pneu 3 vezes), foram os R$ 100,00 mais bem investidos na bike. E é verdade... é um serviço que todo o ciclista/psicopedalante deveria fazer.

Só pra te dar uma idéia: São realizadas as medidas dos pés, determina-se o tipo de pisada em um marcador com sensor térmico e o alinhamento dos tacos da sapatilha é realizada com nível laser. O resto do bikefit daria uma narração de umas 3 ou 4 páginas e você não iria ler eheeheh.

E parabéns pela página do ciclismo de longa distância. Ficou muito boa, falta inserir algumas fotos com os  viciados em pedaloína eheheh e, inserir no link o site do 
Marcelorocha.com


Ok, Jonas recado anotado, segue o link, basta clicar no logo abaixo. As fotos vão chegar aos poucos, já postei a sua fazendo seu bike-fit. 


Abraços Fraternais do Escriba.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Tem Audax em Ubatuba! Bora lá...


Pra quem tem fome de Pedal, vem ai Brevet Costa Verde!


Que tal depois de fazer o Audax Brasília 200, aproveitar o pique e ir pedalar em Ubatuba?
Lá vai rolar o Brevet Costa Verde,  a galera do Ciclismo de Longa Distância já está se organizando para zarpar rumo aquelas paragens.

É tanto pique, que com um dia de chamada já confirmaram mais de 10 ciclões para mais esta empreita. Se você tem interess
e de ir também, associa-se ao nosso grupo no Yahoo! http://br.groups.yahoo.com/group/Ciclismo_de_Longa_Distancia/

Para saber mais sobre o evento
clique aqui



terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Quer Pedalar Quanto? 75 - 150 - 225...

CIRCUITO LAGO SUL - UnB - Treino do Domingo 15/02/09!

Foto de Josa Jr em FlickR Sob licença (Creative Commons)

Neste Domingo 14/02,  o treino do Longa Distância será no formato de circuito. E para você que acha que o único circuito da cidade é o anel externo do Parque da Cidade. Temos a honra de apresentar o Circúito Lago Sul - UNB. (Com 75 Km de extensão digno de um ciclista de longa distância).

Rota do circuito: Ponto zero - QI 01 - Posto Texaco Ciclista / Seguir pelo Lago Sul, sobe a matinha até o Posto da polícia próximo a Ermida / Retornar até a Ponte JK, seguir L4 Norte /  Pegar a esquerda Entrada UnB / Passar pelo Parque Olhos d´agua e contornar pela L4 voltando a Ponte JK - Posto Texaco. 

Este percurso dá exatos 75 Km - a altimetria é supertranquila, o asfalto é nota 10, a segurança para ciclistas no lago é jóia e qualquer posto com loja de convêniência pode ser um ponto de apoio. Venha pedalar com a gente e preparar-se para o Audax. Basta adequar o ritmo do treino ao seu condicionamento que não tem erro.

O treino em circuito será diferente, conforme o condicionamento de cada um. Serão três voltas de 75Km. A parada oficial é sempre no Texaco Ciclista (15 minutos). A idéia é reunirmos todos os tipos de ciclistas, os iniciantes podem optar por somente 75Km (01 Volta), os Veteranos 150Km (02 Voltas) e para os Viciados em Pedaloína serão apenas 225Km (03 Voltas).