segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Escocês Voador

Photo © Nick Rosenthal/fatnick.com

O RECORDE DA HORA - termo quase autoexplicativo, trata-se da maior distância que um ciclista é capaz de percorrer durante uma hora de ciclismo. A biciclela é de marcha única, também conhecida como bicicleta de transmissão fixa. GRAEME OBREE, que vivia em Ayrshire, uma pequena cidade da Escócia, quebrou o recorde da hora em 1993, percorrendo 51,596 Km.


O Escocês Voador, como ficou conhecido Obree com uma posição singular e numa bicicleta que ele próprio construiu, utilizando-se até peças de uma máquina de lavar. Bateu o recorde que anteriormente pertencia ao italiano Francesco Moser. Seis dias depois o recorde viria a ser batido por Boardman. Em 1994 Obree reconquistou-o, cabendo depois ao espanhol Miguel Induraín, ao suíço Tony Rominger e novamente a BOARDMAN, em 2000, assumirem o estatuto de recordistas mundiais da hora.








Aos cinéfilos ciclopatas ou não... segue uma sinopse do filme...




O Escocês Voador - Douglas Mackinnon - 2006


Sinopse:

Lançamento britânico baseado na história real e memorável do ciclista escocês Graeme Obree. Um atleta de destaque no seu país, que em 1993 sobrevivia a entregar encomendas. Sofrendo de uma depressão, com os seus fantasmas de infância, Obree encontra por acaso com ciclista Malky.


Sabendo que seu maior adversário está a planear alcançar o recorde mundial, com uma bicicleta que custou 500 mil libras, Obree, ajudado pela esposa e seus novos amigos, decide voltar às pistas e bater ele próprio este recorde. Com uma bicicleta construída por ele mesmo, usando utros materiais, desenvolve uma nova técnica e consegue o apoio financeiro para este verdadeiro feito. Mas seus fantasmas e suas constantes crises depressivas, juntando-se à perseguição que sofre da Federação Internacional, tornam as coisas muito mais difíceis e sofridas.

3 comentários:

  1. Um filme pouco comentado, mas muito bom. O fantástico é que se trata de uma história real da vitória da força de Vontade sobre a depressão e sobre a intolerante mesquinhes Humana.

    ResponderExcluir