segunda-feira, 2 de março de 2009

Negative Split e Audax! What´s this?

Quando maratonistas ou triatletas americanos estão conversando, de vez em quando você escutará o termo "negative split", ele refere-se a correr o segundo tempo da corrida, mais rápido que o primeiro. Por exemplo, na maratona se correr os primeiros 21Km em 2:10:29, e então correr os outros 21 em 2:08:34 ( Há quem me dera...), terá corrido com um "negative split", ou seja mais rápido a segunda parcial.
No Audax assim como na Maratona, é importante o controle do ritmo, enfim são provas de resistência e estratégia, se fizéssemos um negative split então...  Muitos ciclistas fazem o contrário disparando muito rápido no início e depois reduzindo drasticamente o ritmo na segunda metade da prova. É um erro pra lá de comum, pois você está descansado e forte no início (principalmente se estiver treinando direitinho), e é tentador sair forte. Mas como é uma prova longa, o acúmulo de ácido láctico irá fadigar o músculo, diminuindo o ritmo na segunda metade ou final da prova.

Dire Tune  - atleta etíope, vencedora da maratona de Boston em 2008, foi a menor diferença de tempo de uma maratona feminina, apenas dois segundos. Tune, venceu fazendo um "negative-split" de quase quatro minutos. Finalizando a prova em 2:25:25.


Exige um bocado de experiência e disciplina para conseguir este famigerado "negative-split". A maioria dos atletas não conseguirão fazê-lo nas primeiras provas. Mas aqueles que se seguram e conservam a energia na primeira metade, e conseguem fazer o final mais rápido, terão uma performance melhor pode crer. A maturidade também conta para não ir na pilha dos malucos que te passam no início, é comum encontrá-los moídos mais na frente, e se não encontrá-los... paciência... eles eram mesmo melhores que você.

Lance Armstrong - Maratona de Boston 2008 - com o tempo de 2:50:59, também com um " negative split ". Com certeza ficou para trás de muitos corredores no início, mas teve a maturidade de segurar o ritmo. Também ajudou a levantar uma grana para a cura do câncer.

Vou ficando por aqui e desejo a todos um Fraterno "Negative Split" no Audax Brasília 2009!

Nenhum comentário:

Postar um comentário