domingo, 8 de novembro de 2009

LD - Temporada de Pedais Populares...


O ciclismo está realmente "bombando" na Capital, basta um lance no olhar e não será difícil encontrar alguém pedalando no caminho para o trabalho, em umas das saídas da cidade, de noite e até pelas estradas de chão das redondezas. As Longas Distâncias (LDs), também têm conquistado adeptos desta prática de pedalar.

Brevet Farrapos 1000 kms - Sta. Cruz do Sul -RS - 2009

Randoneiros são ciclistas de ultra-distância, capazes de pedalar 200 kms em 13,5 horas. Apesar da baixa velocidade, deve-se treinar a resistência da mente x corpo, para conseguir vencer as LDs sem tanto sofrimento e dentro do tempos permitidos. O mais comum nestes eventos tipo Randonagen (Audax ou Randonneur) é o brevet, refere-se ao certificado que o ciclista recebe quando completa o evento com sucesso. Brevet também é usado para designar os eventos acima de 200 Kms. Com uma série de brevets de 200/300/400 e 600, obtêm-se o título de Super-Randoneiro.


Brevet Farrapos 1000 kms - Sta. Cruz do Sul -RS - 2009


Os eventos sub 200 Kms, são considerados Popular  e excelentes para dar ao pretendente às LDs uma melhor noção do que vai encontrar em uma Randonagem -  realizados com a mesma proposta de ritmo e autosuficiência. Ex: Popular Reino das Águas Claras, Fritão do Amilcar, Volta ao Lago LD, Popular Pedal Exploratório e Dewagras 100 e 150.


 Planalmira 160 kms - 2009 - CLD 

O participante destes eventos vão tomando gosto pelas LDs e no futuro adquirem confiança para alçar vôos maiores, outros já acreditam serem estas as distâncias ideais das LDs, preferindo parar por ai. O grande diferencial de um Popular é que sempre existe a relação mestre e discípulo, proporcionando aos Randoneiros dedicarem-se a formação dos iniciantes, compartilhando a experiência e buscando nestas dias um momento de confraternização e opção de treino regenerativo.


 Popular Reino das Águas Claras 110 kms - 2009 - CLD 

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Sou o Carlos , de Sul de Portugal
    Eu sou um amante do pedal e sempre que posso faço as minhas pedaladas.Quero em breve fazer o brevet dos 200km.
    Venho saudar todos os randoneiros (cicloturistas), Boas pedaladas, um abraço: Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos!
    Visitei o seu blog, muitas fotos e paixão pelo cicloturismos ficarão evidentes. Também percebi, que não vais parar nos 200.
    Muito grato por visitar-nos, tenho acompanhado muitos acessos dos irmãos lusitanos ao nosso sítio.

    Abraços.

    ============
    Acesse também o ww.audaxsantacruz.blogspot.com e o www.randoneirocristal.blogspot.com tem mais informações sobre os Brevets Randonneur Moundiaux, acho que em Portugal deve ser mais fácil participar destes eventos..

    ResponderExcluir